segunda-feira, junho 27, 2005

chá com brioches


Existem bons motivos para odiar a Revolução Francesa. O mais grave: não terem deixado a Maria Antonieta continuar a escrever um blog.


Porque foi o melhor blog francês do século XVIII, o dela. Se chamava "Chá com brioches". E tinha frases tão geniais quanto "Se não têm pão...". Ou seja, ele sozinho valia mais que todos os blogs franceses do século XX juntos.

Mas Maria Antonieta também gerou polêmica. Hoje é tida como a primeira blogueira feminista - seus posts sobre as famosas orgias-de-máscara do Petit Trianon fizeram Simone de Beauvoir pegar a vassoura e expulsar de casa as amantes do Sartre. Entretanto, por estar "se lixando para a pólis", e por ser contra a camisinha (Luís XVI era impotente, e ela precisando de herdeiros...), Maria Antonieta também é vista como precursora dos blogs de direita. O que lhe vale acusações de fascista. E de olavete, é claro.


Mas o "Chá com brioches" não durou muito. A Convenção do blogspot, então dominada por jacobinos, decapitou a rainha, por ela não postar letras dos Smiths. Que mundo cinzento.


Enquanto isso, Rousseau e Montesquieu escreviam o blog "Outro mundo possível". Seus longos posts "contestavam" Bento XVI, "denunciavam" o bem-bom da nobreza, "desconstruíam" letras da cantora Simone. Choveram comentários.

Com o sucesso, seus filhos abriram outros blogs chatinhos, e com nomes não muito melhores; "Catecismo positivista", "O Capital", "Teatro proletário e práxis". E hoje filas de blogueirinhos sérios, empertigados e cinzentos, cada um na sua mesa de repartição pública, debatem e debatem e debatem, e esperam uma conclusão para o "problema do aborto", para "a questão ética da eutanásia". Ou, pior, dizem não querer chegar a solução nenhuma, afinal, "por que esta necessidade de conclusões, não é mesmo?"


No fim, a história da humanidade não é mais que a história de uma lenta diluição, em que blogs de pince-nez são depostos por blogs secos e mal-vestidos, escritos por sans-culottes eternamente leitores de jornal. Que mundo cinzento.

2 Comments:

Blogger Odorico Leal said...

E pensar que a caixa de comentários do blog do Montaigne era visitadíssima...O que aconteceu com as pessoas?

7:00 PM  
Blogger rodrigo de lemos said...

pois é, além da pulsão de vida e de morte, existe a pulsão da chatice - a mesma que leva criaturas a ouvir new metal e ver filme com o tom hanks. ah, e ler o blog do rousseau, quando em fase terminal.

abraços

10:35 AM  

Postar um comentário

<< Home