arma virumque cano (ou a verruguinha da eneida)
Já tive uma professora chamada Eneida. Era bonita a Eneida, muito gentil e querida, só tinha uma verruga que ela penteava antes da aula - tomara que ela não me leia, mas é verdade, juro que sim.
Para mim, foi uma decepção. Imaginar que a Eneida era daquele jeito. Desde aquele ano, não pude mais ler que a Dido escondia as lágrimas no Hades sem ver a minha professora chorando de perna aberta no banheiro feminino. E era frustrante pensar que o Hades e o banheiro da minha escola não eram tão diferentes assim, a começar pelo cheiro.
Ainda mais que a Eneida deu a maior aula de arte clássica que já tive. Só entendi o que era o clássico quando li a morte da Dido. Todas as paixões violentas estão ali; os personagens altivos, com noção de honra e dever; as ações mais graves, mais desesperadas, e as conseqüências mais terríveis; mas tudo dito de uma forma tão discreta, tão contida, tão digna. Só se fica sabendo que a Dido, quando o Enéas vai abandona-la em Cartago, força a espada dele contra o corpo, e quando as criadas chegam, já a encontram morta. "Eis" (e nasce uma sinal peludo no nariz do blogueiro), eis um dos bons motivos para admirar a Eneida, apesar da verruga: é fácil fazer um dramalhão dum suicídio amoroso; é igualmente fácil manter a classe, e fazer uma cena gélida. Mas para conciliar as duas, il faut de l'art. Isso porque o clássico só é clássico quando o artista cria se desculpando pelo kitsch que é a emoção, mas não abre mão dela. E esconde a verruga cabeluda - o que a Eneida fez uns dois anos depois, passando no bisturi todas aquelas citações soporíferas de tribos minúsculas e desconhecidas.
Fiquei sabendo que com os retalhos da cirurgia fizeram os Lusíadas, a Françiada, as epopéias do Voltaire. Eu duvido; mas como foi a própria Eneida quem me contou...
2 Comments:
Rapaz, que coisa estranha. Comprei ontem a "Eneida" e ontem mesmo li o Livro IV. A tradução é em prosa, lamento, mas ao menos é diretamente do latim.
Gostei imenso (ops, nasce a verruga) e pensei em postar hoje qualquer coisa sobre a Dido implorando a Enéias que fique, que fique ao menos o tempo que ela nescessita pra que a Fortuna lhe ensine a sofrer sua partida.
Alors, minha costela vibra.
E pensar que Virgílio queria pôr fogo na obra. Augusto, Augusto: nós que vamos morrer te saudamos.
Abraço,
Olá ludovico,
Eu também gosto imenso. Me faz pensar que se a mesada que o governo quer pagar para o esritores fosse destinada a uma nova eneida, eu não teria problema de reduzir o dinheiro pro remédio das velhinhas.
abraço
Postar um comentário
<< Home