segunda-feira, junho 06, 2005

the world is a stage of entertainment


Intelectuais na tevê. Um deles indignado, porque "nesta época de cele(b)ridades, centenas de meninas ficam se amontoando na frente de hotel pra ver popstars," enquanto os intelectuais mofam esquecidos na gaveta. (Boceja, assoa o nariz e atira mais um dardo na foto do Jabor.)

Come on! Vocês queriam o quê? O derrière da Marilena Shall-We na Playboy? Mestrandos em Estudos Culturais de roupas justinhas na MTV, discutindo relações de gênero e poder em "Like a Virgin"? Ou a nova promoção da Pepsi, "Junte 12 tampinhas e troque por um encontro com Antônio Cândido"? Se é que uma coisa assim pode ser um prêmio.

É que a sociedade tem bons motivos para esquecer os intelectuais: eles merecem. São chatos; têm barriga flácida; se vestem mal; tiram meleca do nariz. Não sabem escrever. Não fazem academia. E, pior, passam horas e horas do seu dia "criticando", "contestando limites", "desconstruindo mitos", em vez de se dedicar a um trabalho bem mais nobre e generoso, o tal do entertainment, por exemplo - que eles desprezam, mas que faz, sei lá, o Felipe Dylon valer muito mais que a Escola de Frankfurt inteira (e não exatamente pela voz, é claro).


Porque sim, eu juntei 12 tampinhas de Pepsi pra conhecer o Felipe Dylon. E escrevi uma frase pro concurso da MTV que levava o ganhador a Los Angeles, pra conhecer o camarim da Jennifer Lopez. Justin Timberlake, então, eu adoro; sério, principalmente quando ele dá aquele ganidinho que quer ser sexy, mas fica parecendo o de um cachorro atropelado. Divertidíssimo. Porque por mais vulgar que esta gente seja, pelo menos eles são, ham, bonitos. E, acredite, ao contrário do que a Ana Maria Braga disse, amiga leitora, beleza é bem mais importante que inteligência e bons sentimentos. É claro que sim, até os gregos achavam isso - quer dizer, não é bem assim, é claro que eles não achavam isso; boa parte achava o contrário, inclusive; mas eles pintaram e esculpiram esse ideal, o que só veio pro nosso bem: já pensou o que seria a praia se não houvesse culto ao corpo? Agora, não sei por que a gente sempre tem de falar "nos gregos", mesmo agora, em que eles não tinham nada a ver com a história, e falar em caixa alta, OS GREGOS, when it sounds so terribly pompous, não é mesmo? Na verdade, acho que foi o Evelyn Waugh quem disse isso, ou eu mesmo e acabei citando o Evelyn Waugh só pelo charme, e citei em caixa alta ainda por cima, EVELYN WAUGH, essa mania de ficar citando, cuidado pra não se contaminar com o shall-wenismo. E, aliás, "A Handful of Dust" é divertido; recomendo. Primeiro, eu fiquei curioso por causa do título, que vem do Eliot; pensei ser coincidência, mas tinha na epígrafe um bom pedaço de "Waste Land" e logo vi que eu ia gostar do romance, coisa que aconteceu, mas não de todo, que tinha partes um pouco floppy, mas o Evelyn Waugh é sempre muito engraçado, e vale a pena realmente, pouca gente me fez rir tanto, mas, inferno, is it perfume from a dress that makes me so digress?


(Não; no máximo o Felipe Dylon sem camisa na MTV, e a tevê no "mudo".)

5 Comments:

Blogger rodrigo de lemos said...

ah, sim, por favor, só evitem comentários do tipo "ah, mas nem todos são assim..."

aviso também que qualquer menção a "intelectualóides" será rigorosamente banida.


obrigado pela consideração. ;-)

9:44 AM  
Anonymous Anônimo said...

ah, mas nem todos são assim... merde!

3:58 PM  
Blogger Odorico Leal said...

Meses atrás, Marilena Shall-We declarou que não leria mais nenhum jornal, porque estava se sentindo contaminada ou coisa do tipo (do tipinhozinho). Grande desgraça: por conta disso, estampam a velha na capa da Cult e eu, que chegava na universidade muito distraidamente, topo com aquela cara bizonha, na banca de revistas, e tropeço. Arght.

Ah:

EVELYN WAUGH.

Pronto, citei tb.

;o)

8:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

poxa, precisa abusar dos estrangieirismos? pra que tanta frase em inglês no teu blog?

10:59 AM  
Blogger rodrigo de lemos said...

adriano, eu poerdôo, eu eprdôo.

uh, ludovico, não vi esta cult, deus me livre e guarde!

luk, seja bem-vindo. vou escrever algo pra você. mas volte sempre, volte sempre.

abraços a todos

4:45 PM  

Postar um comentário

<< Home