sexta-feira, outubro 14, 2005

shall we dance?


Um gordinho sem camisa ensaia passos de sapateado no prédio ao lado. Sempre pensei que musicais eram só coisa de velha, de veado ou de veado velho (ou veado-velha, whatever). Tenho de incluir mais uma categoria: gordos de boné e meia soquete e short de time de futebol, dançando "Singing in the Rain" no quarto enquanto a empregada limpa a cozinha.


For I'll be there
Puttin' down my top hat
Mussin' up my white tie
Dancin' in my tails
*


É que musicais são um dos gêneros cinematográficos mais desvalorizados atualmente. Até pornochanchada vende mais. E mesmo admiradores parecem sempre a ponto de incluir um "pode acreditar" quando dizem que gostam. Efeito dos sixties: foi na década maldita que se difundiu a reação contra gente com mais de 30 e cenários de filme do Vincente Minnelli. De repente, as pessoas começaram a se sentir culpadas por serem classe média (pressão do marxismo, este cristianismo sem glamour), e o ideal de cinema deixou de ser Gene Kelly - bonito, engraçado e heartbreaker, para ser Godard - feio, resmungão e de certo meio brocha. Enfim, cinema cabeça não é cinema, é auto-penitência. Mas, o que era cultura virou contracultura, e enquanto indies fazem teses e teses sobre nouvelle vague, nós, os excluídos - "as velhas! os gays! os gordos bobos!" -, nos deliciamos ao ver os figurantes surpresos com Fred Astaire dançando na cadeira de engraxate em "The Band Wagon".

*


Revi "Singing in the Rain" noite passada. Sim, todo; inclusive Aquela Cena (a "Satisfaction", a "What a Wonderful World" dos musicais). E quis que me acontecesse o que acontece àqueles figurantes; cruzar uma esquina numa noite chuvosa e dar de cara com Gene Kelly sapateando com um guarda-chuva. Está chovendo; à noite eu talvez saia. Mas o máximo que me espera é camelô vendendo sombrinha, ou uma traveca fazendo ponto na Assis Brasil. Well, se eu cantar "Good Morning" e ela fizer uma dancinha sensual embaixo da marquise, já fico satisfeito.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Andava ELA

pela viELA

quando a panELA

acertou nELA

mas soh sabe o que eh brincar quem se suja de papel azul!

Ajhhh sabe fazer sem colh�r ou medo, sem apego com afago de medo.....

quem ao menos diga quando tempo ficar� a llumbriga sem ter em s�, mesmo que oposta, a verdadeira resposta

QUEM ERA ela?

4:17 PM  
Blogger rodrigo de lemos said...

darling, por favor, me diga o que você inalou! :-)

7:45 AM  
Blogger evelyn said...

Sim sim Rodrigo, brindemos com nossas xícaras de chá os musicais!
As pernas de Charisse, as canções de Berlin e Porter, os cenários de Minelli, o porte atlético de Gene Kelly, a elegância de Astaire.

Já viu aquele ocumentário em 3 partes "Era uma vez em Hollywood"? Uma delícia.

Abçs

5:12 PM  
Blogger rodrigo de lemos said...

sim, brunilda, descubro assustado que existe uma seita secreta de adoradores de musical. ontem mesmo, descobri que dois amigos - bibas, naturalemente - também faziam parte do grupo, e passamos a noite inteira num ritual macabro, comendo crepe de morango e cantando músicas de "gigi".
:-)

7:32 AM  
Blogger mauro said...

Ei! Nem todo mundo que gosta da Gigi, ou do M. Chevalier é biba, pô!

Ah, sim. Boa noite.

5:12 PM  
Blogger rodrigo de lemos said...

ah, mauro, deixa eu fazer generalizações impróprias, deixa!

8:01 AM  

Postar um comentário

<< Home