quinta-feira, setembro 29, 2005

bom gosto às colheradas


Bom gosto em excesso é enjoativo, e quase tão constrangedor quanto absoluta falta de. Pessoas impecáveis na sua torre de cd's me parecem aquelas crianças gordotas e sem modos, que descobrem uma lata de leite condensado no armário e comem tudo de uma sentada. Alguns filisteus, quando descobrem o bom gosto, também são assim: lambuzam a cara e saem para a rua, mostrando que agora eles são iguais a gente grande.

Claro, não é que eu seja contra o bom gosto. Muito godardzinho nutrir eterno desprezo pelo que é agradável. Mas alguns seres são tão irretocáveis, tão perfeitinhos nas suas predileções, que sempre me parecem errar na quantidade de leite condensado que consomem. Eles falam entusiasticamente de bossa nova, e átomos de glicose invadem a minha boca, arranhando as paredes da garganta e arrepiando meus pelinhos do baixo-ventre.

Além disso, desconfio da falta de erros desta gente. É como em religião: só se chega a um sentimento cristão profundo depois de muitos percalços. E tão fácil quanto cristianismo de fachada é adquirir o kit "be cool" Hugo Boss-loft-trompetinho. Estou agora mesmo olhando os meus cd's, e - Deus! - quantos erros nestes 24 anos de vida! "Let There Be Rock", do AC/DC; ao menos dois álbuns do U2; trilha sonora de filme da Tina Turner, e quatro, QUATRO discos de rock nacional. De fato, aprender a ter gosto é mais ou menos como ascese religiosa, e o caminho que leva até "Station to Station" é tortuoso, irmãos. Eu mesmo me sinto agora como Santo Agostinho, já católico, lembrando-se com vergonha da época em que foi pagão e maniqueu.

Enfim, quem não é capaz de um pouco de mau gosto também não é capaz do verdadeiro bom. Mas vos poupo de mais um aforismo. Acabo de cair em tentação; vou passar a tarde comendo Trakinas e assistindo ao dvd dos "Incríveis", edição de colecionador.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Hi, I was just blog surfing and found you! You might find mine of interest, go see my work from home related site. It isnt anything special but you may still find something of interest.

9:53 AM  
Anonymous Anônimo said...

Tã-tãtã-tãtãtãtãtã-tãtã

Nada não. Lembrei da musiquinha dos Incredibles.

2:07 PM  
Blogger mauro said...

EI! Os Incríveis não é mau gosto, não!

Já as trakinas, well...

2:59 PM  
Blogger evelyn said...

que inveja, a edição de colecionador dos Incríveis é muito, muito boa. O desenho no estilo Liga Extraordinária anos 50 que está no bônus, o da da mulher vespa, é simplesmente brilhante. Como eu queria ter ganho isso de presente de Natal.. ;o(

5:17 PM  
Blogger evelyn said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

5:37 PM  
Blogger evelyn said...

da da da mulher vespa

(meu deus, eu pareço uma criança gaguejando ao falar de seu passatempo favorito)

5:41 PM  
Blogger rodrigo de lemos said...

ah, mais gente que gosta dos incríveis. convido vocês um dia para tomarem um chá assistindo aos extras. e não se preocupem: não vai ter trakinas. :-)



abraços a todos.

6:17 PM  
Blogger Odorico Leal said...

(em voz baixa)

Tenho 10 discos do AC/DC - 10. E o "Let there be rock" não era dos meus preferidos. Mas que adolescente não se diverte com Angus Young?

8:58 PM  
Anonymous Anônimo said...

Rodrigo!
Esse teu post traz um sentido para a minha adolescência no meio de Judas Priest e Iron Maiden.

Obrigado!!

9:21 PM  
Blogger rodrigo de lemos said...

adriano, ludovico, adolescente e heavy metal são dois termos de uma estranha atração. e o pior é que, ao menos eu, respeitava black sabbath como o Ápice da Cultura Ocidental, vejam só. pedantismo rock'n'roll não é privilégio de indies. ;-)

abraço

11:16 AM  
Blogger Carol Disegna said...

hey! não falem mal das trakinas!

;)

8:52 PM  
Anonymous Anônimo said...

Os extras são o máximo. "Jack Jack attack". ^^

Topo se puder substituir o Trakinas pelo Chocolícia. Com leite.

1:26 PM  
Anonymous Anônimo said...

Leite de cabra, certo?
Olhem soh! Nao ao desarmamento! Assim nao poderei mais estar fazENDO uns tiros nos sem-terras nem seu LEmos nos idies.
mas vas continuANDO e dessa vez sem nariz comprado.

4:13 PM  

Postar um comentário

<< Home