sábado, setembro 10, 2005

os romanos, aqueles flintstones do século II


Os romanos tinham técnicas desenvolvidíssimas de ginástica. Havia pixações nos muros de Pompéia. E nos estádios em que havia corridas de biga, as torcidas rivais se digladiavam, e a PM aparecia com meia hora de atraso para dispersar a multidão à base de dobermans e "bombas de efeito moral" - este tipo peculair de artefato, que explode lançando ao ar sentenças de La Bruyère.

Tudo isso me parece familiar; entediantemente familar, às vezes. Como se a Roma Antiga fosse uma tradução do nosso mundo para uma cenário de filme 50's, com todo mundo pegando o metrô de toga e Heliogabalo pintando os olhos com delinador da L'Oréal. Flintstones; é isso: tenho a impressão de estar vendo um episódio dos Flintstones no século II. Porque devia ter luz estroboscópcia nos bacanais, claro que sim, e as matronas housewives da época deviam ter microondas. Com colunata dórica e frontão clássico, mas microondas.

2 Comments:

Blogger mauro said...

Na sua infância, você não viu, certamente. E nem no Boomerang acho que passa. Mas o seu post lembrou um, urgh, desenho da Hanna Barbera: http://www.hannabarbera.com.br/muzzare/.

A idéia era boa, mas não funcionou.

Como, aliás, o Brasil.

11:35 AM  
Blogger rodrigo de lemos said...

mauro, perfeito! nem sabia que uma coisa assim tinha existido. :-)

12:47 PM  

Postar um comentário

<< Home